Tudo sobre Bean-to-bar: Saiba se você está ingerindo chocolate de verdade.

Degustar uma barra de chocolate comum não é uma tarefa difícil, mas você já teve a experiência de saborear um chocolate de verdade?

Estudos indicam que o brasileiro consome em média dois quilos e meio de chocolate por ano, e você deve estar pensando que ele pode ser responsável pelos quilinhos a mais que conquistou nas últimas semanas, certo? Se você está consumindo o verdadeiro chocolate e a quantidade adequada, ele não será o vilão da sua dieta!

Saborear esta delícia faz parte do nosso dia-a-dia, seja no formato de bombom, sobremesas, ao lado daquele cafezinho ou até mesmo em receitas sofisticadas que levam chocolate como acompanhamento. Se ele é o prato principal ou a sua sobremesa, está explicado como podemos consumir 2,5kgs em um ano, mas deste tanto de chocolate que você consome, o quanto de fato vem do cacau?

 

Entenda melhor todo o processo: Da terra até a sua mão, ou, da amêndoa à barra!

  •  Assim como o café, ou o vinho, o cacau também tem terroir, que tem a ver com o tipo de terra, ou seja, o mesmo fruto plantado em uma região terá uma paleta de sabor diferente do que se plantado em outra;

 

  • Como qualquer outro fruto, é necessário selecionar o cacau que está bom para o consumo dos que estão doentes, e essa é uma das partes que envolvem pessoas no processo, neste caso, além dos agricultores, àqueles que colhem o cacau;

 

  • Depois de retirados do pé, os frutos são cortados ao meio com um facão para a retirada das amêndoas, e depositadas em grandes caixas de madeiras chamadas cochos, onde ocorre a fermentação da amêndoa do cacau, ainda na roça;

 

  • Esta fermentação é um processo essencial que possui 3 fases, no qual são formadas todas as características sensoriais do cacau para os diferentes sabores, que podem levar até 7 dias, e que pode prejudicar ou agregar sabor e qualidade à barra que chegará aos consumidores;

 

  • Logo após vem a Secagem, que ocorre ao sol, pode durar até 15 dias, e se dá de diferentes maneiras.

 

  • Já no processo de Ensacamento e Maturação, as amêndoas são ensacadas para a comercialização.

Entenda a diferença entre os chocolates industrializados e o Bean to bar

Pode-se dizer que a diferença está em 3 pontos principais: produção artesanal, filosofia de trabalho e qualidade dos ingredientes.

Produção artesanal – No Bean to Bar, da amêndoa à barra, o processo é artesanal, ou seja, os produtores (makers) e agricultores têm contato direto entre si durante toda elaboração –  desde a escolha do cacau até a finalização da barra.

A expressão “Bean-to-bar” vem da frase em inglês “From bean to bar”, que significa, “Da amêndoa à barra”, ou seja, uma produção em que um único fabricante participa de todas as etapas da criação e produção do chocolate, desde a seleção do cacau até as barras de chocolate finais e escolha da embalagem.

Filosofia de Trabalho – Existe valorização de cada trabalhador desde o plantio passando por toda cadeia produtiva, assim como com a preocupação com o meio ambiente.

Qualidade dos Ingredientes: Para a produção do chocolate bean to bar é necessário conhecer a procedência dos ingredientes além de alguns critérios importantes como utilizar mais cacau e menos açúcar, nenhuma gordura substituta de manteiga de cacau, nenhum aromatizante e até mesmo corante. Pois tudo isso será determinante para a qualidade da barra que você ingere.

Afinal, como saber se você está consumindo chocolate de verdade?

Quem come uma barra Bean to bar, degusta muito mais do que um pedaço de chocolate, é possível sentir a experiência única por trás de cada barra. Quem prova sente também o sabor mais próximo do cacau, não só pelas características de ser um chocolate puro, sem aditivos e ingerir seus nutrientes, mas se envolve com a história de um plantio consciente, sem trabalho escravo, respeitando assim, seus agricultores e produtores. Suas barras são, senão integralmente, praticamente, sólidos de cacau e açúcar. Diferente da maioria dos chocolates comerciais que mal atingem a porcentagem mínima obrigada por lei de um chocolate (25% no Brasil), e recebem inúmeras adições de gorduras hidrogenadas, adoçantes, conservantes entre outros aditivos.

O rótulo diz muito sobre a qualidade

Como qualquer outro alimento, ao consumir seu próximo chocolate preste atenção ao rótulo, se nele houver apenas uma pequena lista de ingredientes, você está consumindo um chocolate de verdade, mas se houver muito açúcar, gordura hidrogenada, emulsificantes como poliglicerol e polirricinoleato ou qualquer outro elemento que você não saiba o significado, repense sua opção, busque por chocolate bean to bar e deguste o verdadeiro sabor do chocolate!