A história por trás do brigadeiro

Nosso paladar tem o poder de trazer à memória saudosas lembranças. Às vezes, descrevemos um alimento como: “gostinho de  infância” e isso acontece por aquele doce estar presente em uma parte importante de nossa vida. Hoje contaremos a curiosa história de um doce, que esteve presente em toda sua vida, muitas vezes escondido em cima da geladeira, e  conhecido mundialmente como um típico doce brasileiro: o brigadeiro.

Leite condensado, chocolate e manteiga são os ingredientes necessários para a preparação desta iguaria. A simplicidade da combinação surpreende na primeira e, às vezes, única mordida. O que você ainda não sabe é como ele ganhou tamanha fama.

Como tudo começou 

A história de sucesso do brigadeiro começou no Rio de Janeiro na década de 40. E não foi nenhuma avó, mãe ou tia que enrolou o primeiro docinho para festa de aniversário. Por mais curioso que possa parecer, tudo começou por causa de uma campanha política.

Em dezembro de 1945, o Rio de Janeiro era a capital federal. Mulheres elegantes desfilavam de chapéu e tomavam chá nas confeitarias. A Segunda Guerra Mundial tinha acabado e nesta mesma época o Brasil vivia um processo de redemocratização com eleições presidenciais. Os principais candidatos para esta eleição eram o general Eurico Gaspar Dutra, e o brigadeiro Eduardo Gomes, que contava com a simpatia da classe média e elite brasileira

Para angariar apoio e donativos para a campanha presidencial de Gomes, que era bem apessoado e tinha como apelo: “Vote no brigadeiro, que é bonito e solteiro”, as senhoras distintas da sociedade, cujo apoiavam a candidatura do Brigadeiro, promoviam reuniões finas: chás da tarde, com doces variados e outras guloseimas. Organizavam chás e festas onde vendiam os docinhos.

A homenagem que virou tradição

Conta a história que a criadora foi Dona Heloisa Nabuco de Oliveira, uma das senhoras do fã clube de Gomes. “Ela levou esse doce e deu o nome de brigadeiro, para homenageá-lo. E daí foi esse sucesso que a gente não entendeu”, conta a filha dela, Ida Nabuco de Oliveira. “Foi uma surpresa porque ela fazia doces muito mais elaborados, mas foi esse que estourou.

O brigadeiro, candidato, perdeu a eleição. Quem ganhou mesmo foi o brigadeiro, o doce, que conquistou o Brasil inteiro. Apesar da história curiosa, ela é contestada por outros contos. O livro do Brigadeiro, da doceira Juliana Motter, conta uma outra lenda, a de que, antes de se chamar brigadeiro, o doce se chamava negrinho. “Tudo indica que ele teria sido inventado no Rio Grande do Sul, possivelmente por uma dona de casa muito loira que achou exótica a cutis marronzinha do doce”, escreveu Motter. “O Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro que ainda chama brigadeiro de negrinho.”

A Receita do brigadeiro!

Agora que você conheceu um pouco mais da história desta delícia, se precisar angariar votos aí na sua casa, como fizeram as senhoras na década de 40,  aprenda nossa receita especial e comece sua campanha pelo brigadeiro perfeito usando chocolate de verdade bean to bar!

Ingredientes: 

1 lata de leite condensado 

30 a 40g de chocolate Bean to bar 70% 

Modo de fazer :

Em uma panela despeje o leite condensado e coloque pedaços pequenos da barra de chocolate bean to bar. Deixe em fogo médio e não pare de mexer, até que o chocolate derreta e misture bem ao leite condensado. Mexa até chegar ao ponto de brigadeiro.

Após desligar o fogo, continue mexendo o brigadeiro para sua cremosidade e brilho aumente, assim como é feito na temperagem do chocolate!