Saia do óbvio – Combine cerveja com chocolate

Existem combinações clássicas – queijo com goiabada, arroz e feijão, alface e tomate. E existe um outro nível de combinação – as harmonizações – que vão além do óbvio e proporcionam surpresa, trazem emoção e experiências únicas. Já imaginou degustar sua cerveja favorita com um chocolate de verdade?

 Já falamos aqui de harmonizações com café e vinho e hoje vamos dar algumas dicas para você ousar na hora de degustar seu próximo chocolate!

Cerveja e Chocolate, combinam mesmo?

As duas iguarias, têm mais semelhanças do que se imagina. Ambos são fermentados, a base do chocolate é a amêndoa do cacau, que é fermentada, tostada e moída, para então ser misturada com os demais ingredientes. Eles equilibram doçura e amargor, em diferentes proporções e intensidades, conforme as diversas variedades encontradas.

Os dois alimentos também são muito versáteis. É possível utilizá-los em diversas receitas e em qualquer menu, seja entrada, prato principal, sobremesa ou mesmo acompanhamento, seja como molhos ou bebidas.

3 Dicas para harmonizar cerveja e chocolate

Como as cervejas, cada variedade de chocolate tem aromas, gostos e texturas diferentes. Cada tipo de chocolate vai combinar melhor com alguns estilos específicos de cerveja.

O chocolate branco por não possuir amargor e ser mais doce e pastoso, combina perfeitamente com as Fruit Beers, que possui notas frutadas e mais ácidas, que neutralizam o sabor geralmente mais doce típico deste chocolate – especialmente se for uma cerveja com adição de frutas vermelhas. Tais cervejas, além de lindas pela coloração, costumam agradar muito o paladar feminino.

 
 
Com chocolate ao leite, preferência nacional, encontramos um paladar mais adocicado, mas ainda com o equilíbrio entre o amargor das amêndoas de cacau com o leite, açúcar e outras adições, como castanhas, e até mesmo cascas de laranjas. As cervejas que combinam com chocolate ao leite são as de perfil torrado, com médio corpo e amargor.

Amargor e intensidade

 Já com o chocolate amargo, devido à alta concentração de cacau temos, como o próprio nome sugere, em evidência o amargor e intensidade característico desta preparação, que agrada os apreciadores de combinações mais clássicas. 

Para combinar com chocolates amargos, o indicado são cervejas com perfil de torrefação e intensidade de aromas, corpo e amargor. Como por exemplo a Imperial stout, também conhecido como Russian Imperial Stout. São cervejas que variam de marrom escuro a preto, cremosas, com características de malte tostado ou levemente torrado e com pouco ou nenhum aroma de lúpulo.

 

 

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre esta combinação nada óbvia de cerveja com chocolate, que tal sair um pouco do “arroz com feijão” e ousar na sua próxima harmonização? 

Conheça alguns dos diversos chocolates disponíveis em nossa loja on-line e conte para gente como foi a experiência de harmonização! Não deixe de conferir também as dicas de harmonização entre vinho, chocolate e café!