Como combinar café e chocolate?
Tantas combinações e opções que acompanham um bom chocolate, e o café é uma delas. Entenda como essa parceria pode ser muito prazerosa e cheia de surpresas.
Você já parou para pensar que o café e o chocolate tem muito em comum?
Não é à toa que muitas cafeterias adotam servir uma xícara de café acompanhado de um chocolate. Então, que tal entender um pouco mais sobre como harmonizar seu chocolate favorito com o queridinho dos brasileiros, o café?
Vamos começar entendendo as semelhanças entre o café e o chocolate! O chocolate vem do cacau, que é uma planta que se dá bem em regiões tropicais. O café também.
O cacau precisa receber muitos cuidados depois de colhido para não estragar [como já falamos neste post]. Deve passar por uma fermentação bem controlada, entre outros processos que farão toda diferença em sua qualidade final. E com o café é a mesma coisa, depois de colhido vai para tanques de fermentação para secar e passar por outros processos.
E com a torra não é diferente. Os dois passam por uma torra também. Sim, cacau e café! Os produtores tanto de café quanto de chocolates são especialistas em fazer perfis de torra especialmente para cada tipo de cacau e de café. Porque cada cacau é único. E cada café também.
E, depois, ambos são moídos. O cacau para ser misturado a outros ingredientes, como manteiga de cacau, especiarias como raspas de laranja ou até mesmo castanhas e frutas. Já o café pode ser misturado com água, o que resulta na bebida mais apreciada do Brasil.
Por apresentar tantas semelhanças, é claro que esta combinação pode agradar tanto! Quem não espera por aquela xícara gostosa de café acompanhado por um chocolate ao lado? Mas não pode ser qualquer chocolate, nem aconselhamos que seja qualquer café.
Que o chocolate pode ser o acompanhamento perfeito para aquela xícara de café no final da tarde, nós já concordamos. Então vamos às dicas de como tornar esse momento ainda mais delicioso!
Comece a experiência analisando as características da bebida como amargor, doçura e acidez. Faça o mesmo com o chocolate, lembrando que quanto maior o percentual de cacau, maior será o amargor e a intensidade do sabor do seu chocolate. Chocolate branco e ao leite terão sabor mais suave e cremoso, com mais gordura e açúcar. Já chocolates meio amargos ou amargos terão sabor mais intenso.
Só depois de avaliar as características sensoriais de cada parceiro escolha a dupla perfeita: um chocolate que possua traços capazes de equilibrar com o café escolhido.
Uma dica é combinar cafés de torra mais clara a chocolates com maior percentual de cacau, de preferência superior a 70%. A combinação resultará na harmonia entre os sabores intensos do chocolate à suavidade, notas adocicadas e acidez equilibrada do café.
Mais sabor com a técnica da triangulação
Para iniciar essa harmonização você vai precisar de uma barra de chocolate e uma xícara de café intenso. A objetivo dessa técnica, conhecida como triangulação, é perceber a acidez, a doçura e o corpo da bebida enquanto o sabor chocolate derrete na boca. Primeiro passo é: tome um pequeno gole da bebida e sinta o sabor apenas do café, em seguida morda um pedaço de chocolate e tome mais um gole da bebida, mantendo os dois por um tempo na boca e perceba os sabores interagindo entre si.
Há chocolates de todos os tipos, desde os ao leite, como o puro cacau, até com misturas ousadas como com laranja e até mesmo pimenta. É só escolher o café e praticar essa deliciosa experiência.
Confira outras possibilidades de combinação entre café e chocolate:
Café expresso + chocolate com baunilha – Essa potência do expresso bem torrado faz um bom contraste com o chocolate ao leite aromatizado com baunilha.
Cappuccino + chocolate com cacau catongo ao leite – Um bom exemplo de uma harmonização por semelhança, em que a cremosidade do leite vaporizado do cappuccino combina com a cremosidade do chocolate feito com cacau catongo (tipo de cacau que produz amêndoas e chocolate mais claros, suaves e com notas amêndoas e nozes) ao leite.
Frapê de café + chocolate branco – Aqui vale a harmonização meio a meio, em que a espuma do frapê combina com a cremosidade do doce, e o leve amargor contrasta com a consistência do chocolate branco.
Café em barra: Existe também a harmonização dessas delícias já na barra de chocolate, é isso mesmo que você leu!! Existem chocolates com inclusão de pedacinhos dos grãos de café torrados no meio do chocolate e, podem ter certeza, é uma harmonização saborosíssima!
Você sabia?
O tradicional cappuccino criado na Itália, só levava em sua composição café e leite, mas aqui no Brasil ele tem o acréscimo de chocolate à mistura e especiarias, como a canela, resultando em uma bebida doce e encorpada. Engana-se que por já conter chocolate em seu café, o cappuccino não possa ser acompanhado de um chocolate.
E aí, como você vai combinar sua xícara de cafezinho agora? Conte para a gente!