Tudo o que você precisa saber sobre bean to bar x chocolates comuns

Dá pra ver que o bean to bar é diferente do chocolate que você compra no mercado. Basta fazer um comparativo dos rótulos, de suas informações nutricionais e ingredientes. Mas as diferenças entre os dois vão muito além disso! E são de impressionar.

Vender não é o principal objetivo de quem produz um bean to bar. Talvez você não saiba, mas a ideia do movimento é, acima de tudo, garantir sustentabilidade e saudabilidade. Do começo ao fim do processo. Para pessoas que você nem imagina.

Não estamos puxando sardinha para o nosso lado e a prova disso está, justamente, no conteúdo que você vai ler agora.

As diferenças que aparecem no rótulo

Ninguém nega que o chocolate comprado no mercado ou em bombonieres desde a nossa infância é industrializado. Esse produto leva grandes quantidades de gordura hidrogenada e outros aditivos – componentes artificiais – em sua receita. O bean to bar, por sua vez, é o chocolate menos industrializado que você vai consumir na vida! Nenhum de seus componentes têm agrotóxicos. A fabricação das barras não depende da adição de aromatizantes, emulsificantes, corantes, espessantes ou qualquer outro elemento impuro. E a manteiga de cacau é de verdade! Insubstituível. É ela quem garante o sabor e a textura do produto. Vale ressaltar: em comparação ao chocolate tradicional, a quantidade de açúcar no bean to bar é bem menor.

Produzir e consumir bean to bar é se preocupar com vidas humanas

Bean to bar, na tradução literal, significa “da semente (amêndoa) à barra”. A expressão foi escolhida para caracterizar os chocolates artesanais cuja produção, de A a Z, é controlada por uma única empresa. No bean to bar, portanto, a mesma organização monitora plantio e colheita de matérias primas, fabricação do chocolate e comércio do produto final. A cadeia é mais enxuta e também mais sustentável.

No campo, equipes menores e muitas vezes familiares cultivam e colhem o cacau que dará origem ao bean to bar, através de processos cheios de rigor e carinho. Esse cacau de safra única e qualidade diferenciada é fermentado e seco antes de ser vendido à empresa controladora da produção por um valor justo para o agricultor. Em seguida, tem suas sementes separadas com máxima atenção e cuidado para só então passar pelos processos praticamente manuais de torrefação, descasque, mistura, moagem e temperagem.

A exclusividade está em cada detalhe

 

Quem assume posição de protagonista na linha de produção do bean to bar é o profissional conhecido como chocolate maker: especialista em cacau e profundo conhecedor do fruto e de suas sementes, fica responsável por determinar como acontecerá cada etapa da fabricação. Os processos, a temperatura e a umidade em cada etapa são controlados de acordo com as características particulares da safra que está “nas mãos” do chocolate maker, com respeito às características de cada cacau e com preocupação máxima para que o seu real sabor nunca seja omitido. Aqui, tudo acontece com 100% de precisão.

Aliás, por falar em cacau, é importante mencionar: até as sementes do bean to bar são diferentes das do chocolate “comum”. É delas que se extrai a manteiga de cacau! Enquanto as do chocolate tradicional vem de um “cacau comodity”, cultivado, colhido e fornecido em maior quantidade, de forma industrial, as do bean to bar são extraídas dos frutos selecionados de perto por agricultores e administrados quase individualmente.

A delicadeza à exclusividade do manuseio de matérias primas, assim como de produtos finais, no bean to bar, também se expressam no transporte de cada item. Nenhum detalhe pode ser deixado de lado, já que o objetivo central do movimento é valorizar a cadeia produtiva, o meio ambiente e a vida. Assim como o prazer e a felicidade do consumidor.

Quem mais usufrui de todos os benefícios do bean to bar? Você!

O trabalho delicado de quem participa da produção do bean to bar proporciona para você uma experiência completa e imersiva. Ela vai desde o seu aprendizado sobre a fabricação do chocolate até a degustação do último pedacinho de uma barra e a uma nova compra depois disso, pode apostar!

Fique de olho na embalagem do seu bean to bar, confira o rótulo para saber as informações nutricionais, conhecer seus componentes, mas também para descobrir mais informações sobre os agricultores e responsáveis pela produção e pelo fornecimento do que você está consumindo.

Se o bean to bar ainda não era o seu mais novo amor, depois de tudo isso será.

Consulte nossa loja on-line e conheça os chocolates bean to bar que conquistarão seu coração!