Duas paixões em plena harmonia: Chocolate e vinho, como combiná-los?

Entenda como o vinho e o chocolate podem ser apreciados e valorizados também quando estão juntos e melhor, combinados!

Essas são as paixões mais apreciadas no inverno, mas será que dá para harmonizá-las sem causar dano ao paladar singular que cada um contém?

O chocolate com seu amargor, doçura, sabor e teor de gordura compromete a apreciação da maioria das bebidas que se apresentam para apreciação conjunta. E por que, então, insistir em uma combinação tão complicada? Porque muitas vezes a paixão se sobrepõe à harmonia. E paixão não falta aos chocólatras. Afinal, é o doce mais apreciado do mundo, exercendo grande fascínio sobre seus aficionados. Anualmente são consumidos 4 milhões de toneladas em todo o mundo. O aspecto mais sedutor dessa jóia marrom é sua textura. Aquela que derrete exatamente à temperatura do corpo humano, o que confere a esta apetitosa comida uma sensação luxuriante quando em contato com a boca. Sem mencionar os efeitos de diversos de seus componentes, como a capacidade de estimular a produção de serotonina, neurotransmissor que provoca sensação de bem-estar.

Mas como saber qual vinho combina melhor com chocolate?

Aqui, todo cuidado é pouco, porque depende do chocolate. Conforme o teor de cacau do chocolate, alguns vinhos harmonizam melhor que outros. A regra (que sempre tem exceções) diz que, para combinar melhor, o vinho deve ser igualmente doce ou mais doce que o chocolate – e nunca ácido.

Esse efeito acontece porque o doce do chocolate pode elevar a acidez do vinho, e tornar-se desagradável ao paladar. Então, para acertar na hora de escolher o vinho, aqui vão algumas combinações com chocolate recomendadas por especialistas do assunto:

CHOCOLATE BRANCO

Além da manteiga de cacau, alguns chocolates brancos tem baunilha em sua composição. Vinhos brancos e doces ajudam a equilibrar estes sabores. Entre os mais recomendados para acompanhar uma barrinha ou sobremesas com chocolate branco, geralmente estão o Moscato e um licoroso. Caso não goste muito de vinhos doces, uma alternativa seria um espumante Chardonnay demi-sec.

CHOCOLATE AO LEITE

Por ser cremoso e menos doce que o chocolate branco, o chocolate ao leite harmoniza melhor com uma maior variedade de vinhos. Os sommeliers indicam saborear essa variedade com vinhos tintos de corpo leve como Pinot Noir, ou corpo médio, como Merlot ou Carmenère.

Vale lembrar que como a regra permite que o vinho seja mais doce que o chocolate, mas não vice-versa, os vinhos doces que se casam com chocolate branco também harmonizam bem com chocolate ao leite e sobremesas feitas com o mesmo.

CHOCOLATE DARK MILK ou MEIO AMARGO

O gostinho mais amargo deste chocolate combina muito bem com vinhos mais encorpados, de taninos densos e sabores intensos. Neste caso, os especialistas recomendam Cabernet Sauvignon, Malbec e Zinfandel. Os vinhos Pinot Noir e Merlot também são compatíveis com chocolates meio-amargo mais suaves (de até 60% de cacau).

CHOCOLATE INTENSO/AMARGO

Chocolates intensos com mais de 65% de cacau apresentam notas torradas e terrosas. O vinho deve ser tinto, encorpado, com taninos redondos e frutado. A escolha correta são os vinhos de sobremesa tinto, como os portugueses Porto e Madeira e Banyuls, de Languedoc e Roussilion, no Sul de França. É recomendado exemplares com alguma idade. A evolução amacia o tanino e agrega aromas mais complexos.

Vinho tinto seco de casta tânica é uma possibilidade audaciosa, mas que alcança belo feito. Cabernet Sauvignon, Syrah, Malbec e Tannat são uvas que pedem por um acompanhamento de sabor intenso. E o chocolate com mais de 65% entrega isso. Os taninos do vinho devem estar bem assimilados, para que não crie amargura. Vinhos com o teor de açúcar residual um pouquinho maior ou com fruta mais doce, podem ajudar a suavizar a amargura dos taninos do chocolate.

 A ORDEM É…

Aproveitar o momento! Independente da combinação, essas duas paixões favorecem a experiência e à descoberta dos sabores. Você não precisa de muitos preparos para realizar essas experiências: um bom chocolate, um bom vinho e boas companhias já fazem dessa combinação algo muito especial. 

Escolha você mesmo sua harmonização, confira alguns chocolates bean to bar premiados em nossa loja on-line!