A curadoria é um campo de atuação que envolve a montagem, gestão e apresentação de algum tipo de coleção. Seja qual for a coletânea, o trabalho do curador será essencial para definir a qualidade da seleção apresentada. Conheça de perto o trabalho de seleção de chocolates feito, por nós, da Cacau Tasters.
Curadores são muito conhecidos nas artes, galerias e museus, por exemplo, pesquisam, selecionam e adquirem peças para as coleções de suas instituições e supervisionam a interpretação, exibições e exposições. Curador, substantivo masculino com origem na palavra latina curator, é aquele que cuida de algo, um guardião. Seguindo o exemplo do mundo das artes, esta palavra designa muito além de um simples cuidador. Ele é uma figura-chave na criação do conceito, montagem e todo o resultado final de uma exposição, por exemplo.
Mas com o trabalho de curadoria é realizado com chocolates bean to bar?
Esta função é realizada pela idealizadora do clube e loja on-line, Val Privatti, (conheça um pouco mais da sua história aqui). Val, explica:
“Quando uma marca entra em contato conosco, ou vemos alguma marca nova no mercado, a primeira coisa que fazemos é conhecer a história deste possível parceiro”. E isso acontece porque, um dos valores que temos como premissa é assegurar aos nossos consumidores e clientes que, de fato, estamos fornecendo um chocolate bean to bar, ou seja, que respeite e garanta não só a filosofia de trabalho, mas também a produção artesanal e a qualidade dos ingredientes.
A expressão “Bean-to-bar” vem da frase em inglês “From bean to bar”, que significa, “Da amêndoa à barra”, ou seja, uma produção em que um único fabricante participa de todas as etapas da criação e produção do chocolate, desde a seleção do cacau até as barras de chocolate finais e escolha da embalagem. [Clique para ler mais sobre bean to bar]
Informação, verificação e seleção.
Val Privatti continua: “Um termômetro que usamos sempre é avaliar antes de mais nada uma barra 70% sem inclusão. Desta maneira, conseguimos analisar a qualidade a partir de uma referência pré estabelecida, sem interferência de leite ou inclusões. Acidez, adstringência, sabor e notas são alguns dos itens que avaliamos.”
Análise sensorial e embalagem.
Por último e com um olhar sistêmico nossa avaliação passa por todos os sentidos: visão, olfato, tato, paladar e até mesmo audição – pois, é uma satisfação ouvir um bom “snap”. A fim de realizar uma curadoria única e detalhada, avaliamos as características e atributos de um chocolate com uma análise sensorial completa e indispensável para que cada barra de chocolate bean to bar seja cuidadosamente oferecida em nossa loja on-line e, principalmente, para levar história, cultura e qualidade aos membros do Clube Cacau Tasters.
Já a embalagem ideal é aquela que transmite um pouco mais da história do agricultor, do cacau produzido por ele, considerando também os aspectos legais, sem esquecer de pensar no meio ambiente e com um toque de beleza.
Todos estes pontos são cruciais para assim como uma exposição de arte, a curadoria de chocolate viabilize uma experiência similar levando arte, cultura, história, sabor e filosofia de trabalho por meio da degustação do verdadeiro bean to bar, aos maiores admiradores de chocolate e cacau do Brasil!
Quer saber qual a sensação de um curador escolher sua próxima experiência com um chocolate bean to bar? Visite nossa loja on-line!